26/11/2008

DEVE SER ESQUECIMENTO...

André Bradford escreve no ilhas um post sobre o referendo na Gronelândia, mostrando o agrado (deslumbramento?) pelo facto do Primeiro-Ministro dinamarquês, em comentário aos resultados se ter referido ao "povo gronelandês", para logo traçar um paralelo com a atitude das "instituições nacionais"em relação ao processo de reforma do Estatuto Político-Administrativo dos Açores.
Convém recordar que foi o PS (também uma instituição, claro) a envergonhar-se da expressão "povo açoriano" e a deixá-la cair na Assembleia da República. Foi também um alto responsável pelo PS/Açores e Deputado à Assembleia da República, Ricardo Rodrigues, que declarou que a expressão "povo açoriano" "não dava pão".
O PS de André Bradford prefere hoje persistir numa teimosia a propósito do artigo 114º (quanto à dissolução da Assembleia Legislativa) ao invés de se ter batido - como devia - pela manutenção da expressão "povo açoriano". Não me recordo de ter lido qualquer opinião de André Bradford em defesa da inclusão daquela expressão no Estatuto e este post tem o sabor perverso da reescrita da história.
Gosto de falar da Gronelândia, mas prefiro discutir sobre os Açores.

4 comentários:

Andre Bradford disse...

Caro Pedro, não o sabia obrigado a ser cavaquista, nem o imaginava mais preocupado com a crítica ao PS/Açores (que não é meu, ressalve-se) do que com a defesa do que interessa aos Açores.
Nenhum açoriano consegue ou conseguirá perceber o posicionamento do PSD/A sobre a revisão do estatuto, da gala no carácter unânime da proposta à indignação com as alterações remuneratórias dos deputados, do apoio inequívoco ao texto revisto à indignação por uma suposta afronta a SEXA o PR, e por aí em diante, em zigue-zagues e controversões, ao sabor da percepção que tinham da percepção pública.
Mesmo assim, caro Pedro, julgo que podiam fazer menos esforço na defesa insustentável do centralismo.

Papio Cynocephalus disse...

eheh, quem viu e quem vê o PS/A...

JNAS disse...

na mouche...Caro Pedro como é óbvio

Edgardo disse...

Um blog onde figura Muhammad Ali atinge-me em cheio...
E quando, ainda mais, tanto não compactua como combate frontalmente a suavesíssima hipocrisia vigente... Ganha sempre e faz juz ao invocado lutador!